logo fundraising


Captação de Recursos

Fonte: Manual Turismo de Aventura - Busca e Salvamento
Autor: Roberto M.F. Mourão, EcoBrasil

 

"Captação de Recursos é o processo de solicitação de apoio financeiro (geralmente como doações) por uma causa não comercial." (Process of soliciting financial support - usually as grants, for a non-commercial cause.) Business Dictionary
          

Parcerias

Conceito de Parceria

"Parceiro vem do latim “partiariu” e significa igual, semelhante, parelho ou par."
                                                                                                              Dicionário Aurélio


Parceria também tem sido empregada para designar:

  1. terceirização
  2. privatização
  3. apoio (do Estado) a projetos de instituições sociais (ou vice-versa)
  4. utilização de mão-de-obra mobilizável (por parte dos governos) pelos movimentos e entidades da sociedade civil na execução de políticas publicas.

captacao recursos parceria ganhaganhaTRANSPPor paradoxal que pareça, embora o conceito de parceria esteja em moda, as relações entre muitas destas organizações ainda permanecem predominantemente competitivas.

Autocráticas em seu funcionamento, muitas organizações não conseguem realizar parcerias entre si pelo fato de estarem disputando, permanentemente, ou um lugar privilegiado aos olhos do Estado (e nos cadastros das instituições financiadoras oficiais) ou uma visibilidade internacional que lhes garanta, por longo prazo, acesso a fontes externas de recursos financeiros.

Em virtude disso não são solidárias – principalmente quando o assunto e dinheiro, prestígio ou poder – e não se dispõem a descentralizar as atividades que capitaneiam. E possível pensar se não seria justo se o Estado – enquanto esfera publica que não pode ser privatizada – se recusasse a fazer parcerias com aquelas organizações que não conseguem fazer parcerias entre si em prol de objetivos públicos.

Porém antes de pensar medidas deste tipo e necessário uma reflexão sobre os novos sentidos que o conceito de parceria vem adquirindo em virtude da ampliação da esfera publica no Brasil.

 

Captação de Recursos