logo fundraising


Captação de Recursos

Fonte: Manual Turismo de Aventura - Busca e Salvamento
Autor: Roberto M.F. Mourão, EcoBrasil

 

"Captação de Recursos é o processo de solicitação de apoio financeiro (geralmente como doações) por uma causa não comercial." (Process of soliciting financial support - usually as grants, for a non-commercial cause.) Business Dictionary
          


Doadores Potenciais
(Principais doadores, lista parcial)
 

ABC Agência Brasileira de Cooperação - MRE
Cooperação técnica internacional do Ministério das Relações Exteriores -MRE (Itamaraty). O financiamento se dá por meio da prestação de serviços, traduzida pela presença de profissionais, treinamento no exterior de RH e eventual doação de equipamentos. Como contrapartida, exige-se infra-estrutura e pessoal.

Aid to Artisans
Apoio a arte e programas culturais.

Instituto ALCOA
Arte, programas culturais, educação, desenvolvimento da comunidade, administração pública e governamental.
Criado em 1990, o Instituto Alcoa tem como principal objetivo melhorar a condição de vida das comunidades onde a companhia e suas subsidiárias atuam. Por meio de programas sociais e a partir de doações das empresas do grupo, além de recursos adicionais provenientes da Alcoa Foundation, o Instituto financia projetos que atendam às reais necessidades e carências das comunidades.

ASHOKA Brasil
Indivíduos - empreendedores sociais.
Em sânscrito – língua indo-européia de registro escrito mais antigo – Ashoka significa “ausência de sofrimento”. A Ashoka é uma organização mundial, sem fins lucrativos, pioneira no campo da inovação social e trabalho e apoio aos empreendedores sociais – pessoas com idéias criativas e inovadoras capazes de provocar transformações com amplo impacto social. Criada em 1980, a Ashoka teve seu primeiro foco de atuação na Índia. Presente em mais de 60 países e no Brasil desde 1986, a Ashoka é pioneira na criação do conceito e na caracterização do empreendedorismo social como campo de trabalho.

BNDES Banco de Desenvolvimento Econômico Social
Expansão e melhoria da qualidade da infra-estrutura urbana e dos serviços sociais básicos; manutenção e criação de oportunidades de trabalho e geração de renda; modernização da gestão pública e fomento do investimento social das empresas.

BASF Doações
Cidadania, desenvolvimento social,cultura e meio ambiente.
A Basf recebe, para análise, solicitações de doação de produtos ou bens duráveis, desde que enviadas por instituições sociais sem fins lucrativos, registradas e sem vínculo religioso ou político.

BASF Fundação Espaço Eco
A Basf deu início o projeto que levou à instituição da Fundação Espaço Eco, idéia de um colaborador que participou do programa de sugestões da empresa, era ter um espaço que seria dedicado a atividades de educação ambiental aos colaboradores e à comunidade.

CÁRITAS Brasileira
Promoção humana e solidária, crianças e adolescentes, situações emergenciais.
A Cáritas Brasileira faz parte da Rede Caritas Internationalis, rede da Igreja Católica de atuação social composta por 162 organizações presentes em 200 países e territórios. Atua na defesa dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável solidário na perspectiva de políticas públicas, com uma mística ecumênica. Seus agentes trabalham junto aos excluídos e excluídas, muitas vezes em parceria com outras instituições e movimentos sociais. Atualmente, a Cáritas Brasileira tem quatro diretrizes institucionais: defesa e promoção de direitos; incidência e controle social de políticas públicas; construção de um projeto de desenvolvimento solidário e sustentável; fortalecimento da Rede Cáritas.

CNRS Centre National de la Recherche Scientifique
(Centro Nacional da Pesquisa Científica)
Centro de intercâmbio de pesquisadores e programas relacionados a pesquisa científica.

Comissão / Programa FULBRIGHT
O Programa Fulbright oferece bolsas de estudos para estudantes de pós-graduação e professores em todas as áreas do conhecimento.
Até hoje, 3000 brasileiros puderam estudar e viver nos Estados Unidos e 2500 norte-americanos vieram fazer o mesmo no Brasil. O programa de intercâmbio educacional e cultural do governo dos Estados Unidos da América, amplamente conhecido como Programa Fulbright, foi estabelecido em 1946, destina-se a ampliar o mútuo entendimento entre o povo dos Estados Unidos da América e de outros países. O Programa já concedeu mais de 255 mil bolsas de estudo, pesquisa e docência a cidadãos americanos e de outros 150 países participantes.

DUPONT Responsabilidade Social
Arte/cultura, hospitais, organizações de saúde, mulher, minorias e política pública.
A DuPont está comprometida em melhorar as condições de vida das pessoas através de programas sustentáveis junto a comunidade em que opera, aumentando o acesso às oportunidades, revitalizando comunidades, ajudando-as a alcançar auto-suficiência, e liderando esforços na melhoria e proteção do meio ambiente.

Embaixada da Alemanha
Divisão de Cooperação e Técnicas Financeiras.
Apoio financeiro a projetos de pequeno porte, nas áreas social, de saúde, educação e agropecuária que beneficiam a população mais carente.

Embaixada da Austrália
Projetos de cunho eminentemente social, administrado por entidades não-governamentais e objetivando o desenvolvimento direto da comunidade

Embaixada do Canadá
Projetos de ongs voltados para as áreas de saúde, nutrição, educação e direitos humanos, com prioridades para as regiões Norte/Nordeste e periferias das grandes cidades brasileiras

Embaixada do Reino Unido
Projetos de ongs nas áreas de direitos humanos - crianças de ruas, saúde comunitária, planejamento familiar, desenvolvimento sustentável; questões indígenas.

 

logo atencao Atenção: lista parcial.

Veja lista no Manual Criação e Manutenção de Grupos Voluntários de Busca e Salvamento

 

Captação de Recursos