Cavalgada Pantaneira © Araras Lodge

   “Tem algo no exterior do cavalo que faz bem ao interior do homem” (Winston Churchill)

A parceria homem-cavalo é milenar. Grandes impérios foram conquistados por os nomades a cavalo. No Brasil, os indios Guaicurus aprenderam domar e montar os cavalos ibericos e por muito tempo dominaram a região do Pantanal.

Hoje em dia montar a cavalo ou muar é para trazer paz de espirito. Cavalgar em paisagens na natureza é uma atividade muito prazerosa. O equino é seu companheiro e personal trainer.

Entretanto,  quem quer cavalgar ou oferecer cavalgadas precisa estar bem preparado. Precisamos sempre pensar no bem-estar do eqûino e na segurança de quem monta. Riscos de cavalgar são a queda do animal e arranhões. Quem não tem experiencia também pode sofrer assaduras. 

Para tal precisamos ver as seguintes elementos :
1) Qual é a habilidade do cavaleiro?
2) Qual é a condição fisica do cavalo e seu nivel de treinamento?
3) Quais os equipamentos de segurança e arreios que são precisos?
4) Qual é o tipo, nivel de dificuldade e grau de organização do passeio?

Habilidade

Quem nunca montou não deveria ir em passeios, mas primeiro tomar aulas para ganhar uma base para montar em passeios faceis com segurança. 

Contrario a que muitos pensam voce monte um cavalo  primeiro com assento, depois com pernas e ultimamente com as redeas (de forma leve). Para ter um bom assento é essencial para o cavaleiro ter equilibrio e entender o movimento do cavalo. Esporas e chicote não são para punir o animal mas para reforçar a ação das pernas, por tanto devem ser usados na medida certa e nunca com força excessiva.

Para quem já tem experiencia é muito importante avaliar seu real nivel de habilidade e confiança :

Novato: amazona ou cavaleiro ainda tem dificuldade de  montar e desmontar sozinho, mas é capaz de conduzir confortavelmente e de controlar o passo, trotar em trechos moderados e curtos galopes. Só deve montar cavalos mansos e bem treinados.


Intermediário: amazona ou cavaleiro com bom equilibrio e postura sobre a sela, confiante e que sabe acompanhar todas as andaduras basicas : passo, trote e galope, apesar de não cavalgar com frequência. Não se assusta com um cavalo um pouco mais para frente.

Experiente: amazona ou cavaleiro que cavalga regularmente, monta confortavelmente em jornadas de pelo menos seis horas por dia. Sabe acompanhar o cavalo em terrenos mais dificeis e sabe controlar um cavalo fogoso ou que leva um susto.

Condição do Equino

Um cavalo ou muar é nosso companheiro de viagem e um ser vivo e temos que pensar no bem-estar dele. Por isto sempre verifique a condição fisica do animal. Não pode ser magro demais, estar mancando, estar sujo ou ter ferimentos (não esquece de olhar a boca do animal ou a barriga). Observa também a respiraçao e  se tem carrapatos.

Pergunte também sobre o nivel de treinamento do cavalo e suas caracteristicas. Não monte uma cavalo que está além de suas capacidades. 

Os arreios do animal devem estar em boa condição e estar confortavél para o cavalo. Uma sela que penica o cavalo ou um bridão ou freio que machuca deixe o animal tenso e menos disposto.

Equipamentos e Arreios

Quedas de cavalo podem acontecer, mesmo com cavaleiros experientes e cavalos mansos.O cavalo pode tropeçar ou se assustar. Por isto é recomendado o uso de capacete de qualidade, que ajuda diminuir o impacto da eventual batida da cabeça no chão. Se montar por muito tempo em area aberta e com sol quente, pode ser util colocar um chapeu de cor clara por cima do capacete.


Para cavalgadas pode se usar botas ou botinhas com perneiras. Sem bota ou perneira, a chance de assadura na perna aumenta. Não monte com sapatos sem calcanhar definida, como tenis. E muito facil neste caso o pé ficar preso no estribo e no caso de uma queda o cavaleiro pode ser arrastrado por um cavalo que galopa. Para cavalgadas longas ajuda colocar um shorte de ciclismo por baixa do culote ou calça. Ajuda evitar assaduras. 


Um cavalo deve estar com sela em boas condições e a sela deve estar bem colocada no dorso do animal com barriga apertada. A barrigueira não pode machucar o animal. Para passeios longos podem ser colocado um peiteiro que ajuda manter a sela no lugar em percursos com descidas e subidas. A cabaceira deve ser bem colocada com um pouco de folga. O bridão ou freio não pode ser incomodo na boca do animal, isto resultará em uma cabeça inquieta. 


Tipo, Dficuldade e Grau de Organização de Passeio

É importante verificar de como vai ser o passeio para se preparar bem. Em que pensar:

- quanto tempo dura o passeio e tenho condição fisica para tal?
- qual é o tipo de terreno e tenho confiança para tal?
- qual a velocidade (só a passo ou muitos trechos com galope em velocidade) e tenho habilidade para tal?
- caso que é um passeio longo, quantas paradas vai ter? Nas paradas vai ter água e comida para os animais?
- os reponsáveis do cavalo conhecem bem seus animais e avaliam bem qual animal combina comigo? Tem animais que dão coice ou mordem e somos avisados disto?
- o que preciso levar comigo além do material de segurança (capa de chuva, casaco contra o frio?
- quantos pessoas vão acompanhar nosso grupo e como estão preparados para eventualidades? Vai ter um back-up caso um cavalo precisa ser substituido ou um cavaleiro desiste?
 

___________________
Normas técnicas

ABNT NBR 15507-1 – Turismo equestre – Parte 1: Requisitos para produto
ABNT NBR 15507-2 – Turismo equestre – Parte 2: Classificação de percursos 


Onde Aprender

O melhor lugar sempre é uma boa escola de equitação perto de você. Caso não tem pode valer a pena investir em um curso na

Universidade de Cavalo (Sorocaba, São Paulo)

Escola Desempenho (Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro)


Com Quem Cavalgar 

Campofora (passeios nos Pampas, Rio Grande do Sul)

Cavalgadas Brasil
 (passeios selecionados no Brasil e no exterior)

In The Saddle (passeios em todos os continentes)


__________________
Para divulgar

Envie mensagem para: assistente@ecobrasil.org.br