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Paraty Convention & Visitors Bureau

Programa de Turismo 2017-2020


Sem ordem de prioridade ou importância. 
Implementações dependem de formação de Parcerias Público-privadas.

 

  • 1. Eventos Culturais e de Natureza Promover e Revitalizar
    FLIP, Bourbon Jazz Festival, Festa de Corpus Christi, Festa de Nossa Senhora dos Remédios, Festa de Santa Rita, Festa de São Pedro (Ilha do Araújo), Festa do Divino, Festival de Aves, Festival da Cachaça, Festival do Camarão (Ilha do Araújo), Festa do Divino Espírito Santo, Folia Gastronômica, Mimo, Paraty em Foco, outros religiosos, culturais e de natureza. Ampliar portfólio associados à Cultura e Natureza. Música clássica nas igrejas. Criar Festival de Inverno de Paraty.
  • 2. Promoção do Destino Paraty - Cultura, Natureza & Aventura
    Caminhadas e Mergulho. Elaborar material promocional. Participar em Eventos e Feiras nacionais e internacionais, em especial Argentina, França, Inglaterra. Promover Famtours emissores nacionais/internacionais.
  • 3. Assessoria de Imprensa
    Contratar. Realizar Presstrips com as principais mídias de interesse, nacionais e internacionais.
  • 4. Centro de Convenções e Eventos de Paraty
    Apoiar a retomada do Centro de Convenções e buscar recursos para implementar o projeto aprovado.
  • 5. Ordenamento das Rotas e Paradas das Escunas e outras Embarcações
    Ordenar (definindo capacidade de carga turística) as rotas e paradas em praias e ilhas, de forma a melhorar a qualidade da experiência dos visitantes, mitigando impactos ambientais. Implantar base de fiscalização, informações e monitoramento do Mangue do Saco do Mamanguá.
  • 6. Observatório de Turismo de Paraty
    Elaboração de portal, atualização website Convention Bureau. Vistos como “faróis” de orientação turística, os observatórios têm por finalidade recolher dados sobre a atividade turística local: perfil do visitante; tempo de estadia; grau de satisfação vis-à-vis expectativas; atividades e produtos de maior demanda; avaliação de eventos; monitoramento de fluxos turísticos e sazonalidade (rodoviária, hotelaria, alimentação, etc.); impactos positivos e negativos: econômicos, socioculturais, ambientais; críticas, reclamações e sugestões dos visitantes.
  • 7. Morro do Forte / Trilhas e Mirantes (em parceria com o Forte Defensor Perpétuo)
    Implementar trilhas e mirantes conforme proposta de EcoMuseu da Fundação Roberto Marinho. Buscar parcerias e recursos para implementação e manutenção de trilhas (sinalização, interpretação e curso de condução de visitantes). Construção de mirantes (Centro Histórico, Baia de Paraty e Jabaquara).
  • 8. Caminho do Ouro (Grupo de Trabalho de Agências + Guias + Jipeiros)
    Revitalização e reativação. Cursos de reciclagem e treinamento de guias e condutores de visitantes. Criar e manter Centro de Atendimento ao Turista no Penha, com apoio de associações de guias e jipeiros.
  • 9. Recuperação e Reativação de Trilhas e Acessos a Atrativos Naturais
    Corisco-Picinguaba, Boa Vista-Ponta Grossa, Praia Vermelha-Saco do Mamanguá, Paraty Mirim, Praia Grande da Cajaíba, Calhaus, Pouso Juatinga, Martim de Sá, Cairuçu, Ponta Negra, Sono, Laranjeiras, Pedra da Macela, Macela-Taquari, Graúna, Barra Grande. Implementar trilha de longo percurso.
  • 10. Determinação da Capacidade de Carga Turística de Atrativos Naturais
    Trilhas, Cachoeiras e Poços. Estabelecer CC de Trindade, Sono, Laranjeiras, Ponta Negra.
  • 11. Toca do Cassununga / Manguezal (em parceria com a Secretaria de Cultura)
    Reativar projeto arqueológico. Pesquisar projetos existentes. Elaborar projeto de visitação.
  • 12. Cursos Profissionais (Atendimento, Hospitalidade, Guias e Condutores)
    Implementar cursos de boas práticas turísticas, reciclagem e formação de mão de obra.
  • 13. Recuperação do Calçamento do Centro Histórico
    Facilitar e dar segurança ao caminhar de turistas. Resgatar e valorizar a cultura do profissional que executa o calçamento de pedras (pé-de-moleque), transformando a atividade de recuperação e manutenção em atrativo turístico-cultural.
  • 14. Promoção do Turismo de Base Comunitária (TBC)
    Promover o TBC com Comunidades Tradicionais (caiçaras, quilombolas, indígenas), valorizando seus “Saberes & Fazeres”, desenvolvendo produtos turísticos para aumento de postos de trabalho e renda.



Paraty Convention e Visitors Bureau (PCVB)

Miguel Borges, presidente

Sebastian Buffa, diretor

Paulo Renato, diretor