hospedagem pousada familiar noronha talitaHospedaria Talita, hospedagem familiar em Fernando de Noronha.

 

Hospedagem

Hospedagem Familiar / Cama & Café (Bed & Breakfast)


Segundo o Ministério do Turismo, Hospedagem Familiar é a que ocorre em residência com no máximo três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza, na qual o possuidor do estabelecimento resida.

Na Hospedagem Familiar, oferecida por famílias, com chance de aumentar a renda, e que trata-se de uma adaptação brasileira do sistema Bed & Breakfast (Cama & Café), em que o visitante se hospeda na casa de um habitante local, que será o anfitrião. A hospedagem familiar está diretamente relacionada com o Turismo de Base Comunitária.

Dentre os tipos de meios de hospedagem, inclui-se a hospedagem em residência com no máximo 3 (três) unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza, na qual o possuidor do estabelecimento resida.

Os requisitos são divididos em Mandatórios (ou seja, de cumprimento obrigatório pelo meio de hospedagem) e Eletivos (ou seja, de livre escolha do meio de hospedagem, tendo como base uma lista pré-definida).

A hospedagem de categoria uma estrela deve atender a requisitos mínimos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade. Para cada estrela adicional, deve atender a uma série de requisitos adicionais que diferenciam as categorias entre si. Por meio da comparação entre a infraestrutura e serviços oferecidos, assim como das ações de sustentabilidade executadas pelo meio de hospedagem, o consumidor poderá fazer uma melhor escolha. O meio de hospedagem para ser classificado na categoria pretendida deve ser avaliado por um representante legal do Inmetro e demonstrar o atendimento a 100% dos requisitos mandatórios e a no mínimo 30% dos requisitos eletivos (para cada conjunto de requisitos).

A classificação para atendimento de visitantes em hospedagem familiar é promovido pelo Ministério do Turismo e por alguns destinos turísticos a nível local ou regional.

É uma modalidade de hospedagem destaque em Fernando de Noronha e na Serra do Cipó (MG), para citar alguns. 


Hospedagem Familiar em Fernando de Noronha

São marcantes as transformações ocorridas em Fernando de Noronha, após a consolidação do turismo como principal atividade econômica, no final da década de 1980.

Foi nesse período que surgiram as hospedarias familiares e um comércio turístico, formal e informal. O turismo é o maior gerador de emprego e renda do arquipelago, proporcionando benefícios econômicos à comunidade; mas traz uma série de impactos socioculturais que afetam a identidade local. Essa transformação, em parte, relaciona-se com o aumento do fluxo de turistas e com o crescimento populacional de moradores temporários, que modificam o espaço físico e o uso do solo urbano.

hospedagem familiar 1 golfinho TRANSPFernando de Noronha, em 2014, possuia 106 pousadas cadastradas pela Coordenadoria de Meio Ambiente e Ecoturismo da Administração do Distrito (ADEFN), sendo que 62 delas estão classificadas. Com 1 Golfinho (49) ou 2 Golfinhos (9) ou 3 Golfinhos (4), uma forma regionalizada de classificação, similar ao sistema de estrelas utilizado para hotéis (Poster: “Pousadas Domiciliares na Ilha de Fernando de Noronha: recomendações para um futuro mais sustentável”, Katia Maria Véras e Roberto Lamberts).

Segundo dados, o número total de leitos é de 1.466, oferecidos em 564 UHs.

É importante enfatizar que em Fernando de Noronha existem, praticamente em sua totalidade, pousadas instaladas em residências já existentes e, à exceção de algumas poucas estruturas mais recentes, que tiveram sua concepção voltada à hospedagem turística.

A grande maioria das pousadas tem classificação 1 Golfinho, com variações mais significativas quanto à forma de ocupação no terreno - casa isolada ou chalés.

 

Requisitos para Classificação de Hospedagem Familiar/ Cama & Café

hospedagem familiar came e cafe

 

 

 

Meios de Hospedagem