logo Mar de CulturaChias 


Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty

Fase I: Análise da Situação Atual

Para conhecer a região profundamente e a sua realidade de forma objetiva, a primeira fase do Plano constituiu-se em um trabalho de análise “in loco” que descreve uma visão atualizada e abrangente da região turística, com suas características, relações com o mercado, análise dos programas e políticas atuais e avaliação dos recursos, atrativos, produtos e do desenvolvimento turístico.

O Turismo em Paraty

Em Paraty foram realizadas duas pesquisas sobre a atividade turística no município, uma em 2003 e outra 2005. O primeiro estudo foi realizado pela Solving Consultoria para a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico e o outro realizado pela Fundação CIDE para a TurisRio. Esses são os dados e os indicadores que compõem a base de referências organizadas sobre o turismo na cidade.

O mapeamento realizado para o Plano Diretor de Turismo é o mais abrangente e possibilita uma visão em profundidade da atividade turística em Paraty, a estrutura de equipamentos e serviços, o volume turístico e a estimativa de receita gerada. A pesquisa efetuada pela Fundação CIDE limita-se a identificação do perfil do turista, caracterização da viagem e avaliação de satisfação.

Volume Turístico Atual (2007)

A falta de pesquisas sistemáticas impede uma análise objetiva relativa ao volume turístico atual de Paraty. Existe um dado sobre o turismo internacional na pesquisa de Dimensionamento e Caracterização do Turismo Internacional do Brasil, onde Paraty aparece entre os principais destinos receptivos para o segmento de lazer, ocupando a 11ª posição com 2,9% de participação neste mercado.

Existem fatores objetivos que contribuem para o crescimento do volume de visitantes em Paraty. A cidade se beneficia dos resultados positivos da economia brasileira, que permitiu o aumento o número de viagens por pessoa e o número de viajantes. Pela localização geográfica privilegiada, entre os maiores emissores do turismo doméstico, com a crise aérea Paraty se transformou em uma opção de destino, pois o acesso é eminentemente rodoviário.

O aumento de volume de público nas duas últimas temporadas de verão (2006/2007 e 2007/2008), principalmente nos períodos do Reveillon e Carnaval, considerado pelo trade local acima da média de anos anteriores, pode ser creditado a esses fatores. No entanto, existe uma avaliação quase unânime por parte dos empresários e moradores de Paraty, que o número de turistas aumentou, mas caiu a qualidade, a rentabilidade teria sido proporcionalmente menor nesses picos de verão.

Por outro lado, existem aspectos relacionados à imagem geral de Paraty. A cidade, desde meados dos anos de 1970 se transformou em cenário privilegiado para o cinema e a televisão, mas é a presença positiva nas sessões de cultura dos principais veículos de imprensa, o fator mais significativo em termos de consolidação de imagem como destino turístico privilegiado.

A Receita Turística

mar cultura faseI receita excursionista turista 2003De acordo com os dados do ano de 2003, o setor turístico de Paraty movimentava por ano cerca de R$ 94.879.000. No entanto, uma parte expressiva desta receita era destinada a outros municípios, fornecedores de produtos e serviços utilizados pelo setor turístico de Paraty.

O levantamento do Plano Diretor de Turismo diferencia a receita gerada pelo turismo considerando a tipologia do visitante de Paraty, se turista ou excursionista (este compreendido como o visitante que passa até um dia na cidade, mas não faz nenhum um pernoite). O primeiro grupo corresponde 94,2% do volume total do fluxo que a cidade recebe, com uma taxa permanência média de 3,04 dias. O segundo grupo representa 5,8% do fluxo de visitantes, com participação de receita proporcionalmente menor, cerca de 3% do total gerado.

O levantamento de 2003 indica que existiam, naquele ano, 227 meios de hospedagem no Município, com média de 10 UHs por equipamento. A estimativa é que à época da pesquisa existiam em Paraty 2.272 unidades habitacionais, totalizando 6.126 leitos. A taxa de ocupação média anual era então de 22,05%.

mar cultura faseI fluxo turistico 2003 2006O Fluxo Turístico

Em 2003, o número total de turistas foi estimado em 231.948 pessoas.

Pelos dados do turismo internacional levantados na Pesquisa da Fipe, Paraty teria recebido em 2006 aproximadamente 64 mil turistas estrangeiros, o equivalente a 2,9% do volume do segmento de lazer (de acordo com os dados da Embratur foram 5,18 milhões de turistas estrangeiros em 2006, dos quais 44% vieram em viagem de lazer).

De acordo com os dados da Pesquisa da CIDE/Turisrio, em 2005 os turistas estrangeiros representaram 16,1% do total do fluxo turístico de Paraty, considerando que esse patamar se manteve em 2006, é possível estimar em aproximadamente 400 mil visitantes o volume turístico de Paraty naquele ano.

mar cultura faseI meios hospedagem 2003 2008


Emprego e Renda

De acordo com o Ministério das Cidades, em 2003 cerca de 51,6% das pessoas ocupadas em Paraty trabalham diretamente com o Turismo ou atividades ligadas aos serviços e setores co-relacionados, como o Comércio, Alimentação, Transporte e Comunicação, entre outros.

O Plano Diretor de Turismo do Estado do Rio de Janeiro elaborado em 2001 indica que 10,8% da mão-de-obra paratiense trabalhava diretamente com o Turismo. Na pesquisa do Plano Diretor de Desenvolvimento do Turismo de Paraty aponta para dados de empregabilidade do setor de serviços semelhantes aos do Ministério das Cidades, no qual se destaca o turismo como responsável especificamente por 39,22% do total dos empregos diretos, fixos e regulares.

A situação dos Setores vinculados ao Turismo Cultural

Paraty tem uma imagem turística diretamente relacionada ao turismo cultural, a importância do patrimônio material e imaterial é determinante. É uma cidade reconhecida pelo IPHAN como Patrimônio Cultural e Paisagístico Nacional, que é candidata à lista de Patrimônio Cultural da Humanidade.

O Ambiente Cultural do município de se caracteriza pelo conjunto arquitetônico singular de seu Centro Histórico, por um impressionante entorno paisagístico natural, ao qual se integram mosaicos culturais: comunidades tradicionais, sítios e caminhos históricos.

A cultura ganha vida em festas, manifestações e expressões: nos ateliês dos artistas plásticos, na dança, a música, o folclore, o artesanato e uma gastronomia peculiar. Mais recentemente, sobretudo a partir da virada do milênio, Paraty passou a integrar o seleto grupo de lugares capazes de realizar eventos culturais de qualidade e que são indutores de fluxos turísticos.

No entanto, não existe uma secretaria específica de cultura ou mesmo uma fundação para a gestão do setor no Município. Paraty não dispõe de um inventário ou uma base de dados que monitore a produção cultural em seus diferentes aspectos e em sua relação ou interação com o setor turístico. Outro aspecto a ser considerado é relação entre o número de turistas e a freqüência destes aos atrativos eminentemente culturais de Paraty. Verifica-se que a proporção é pequena e que volume de visitas não acompanha o ritmo de crescimento do fluxo turístico à Cidade.

 

A situação de Paraty no Mercado Turístico

O Mercado Turístico

A análise dos dados disponíveis indica que o mercado regional é determinante no turismo de Paraty.

Na Pesquisa do turista atual realizada durante o período da semana santa deste ano (entre 21 e 23 de março de 2008) indica que quase 70% dos turistas que visitam a cidade têm origem em São Paulo e Rio de Janeiro.

mar cultura faseI origem exterior estados

O resultado confirma a tendência apontada na Pesquisa de Dimensionamento e Caracterização do Turismo Doméstico no Brasil, sobretudo em função proximidade com São Paulo, que o principal emissor do turismo interno no país.

Mas é importante ressaltar que Paraty, apesar da localização entre as maiores capitais brasileiras, não dispõe de um acesso rápido, pois a viagem para a cidade é necessariamente rodoviária e o percurso pode levar em média 5 horas, partindo do Rio de Janeiro, e 6 horas a partir de São Paulo; mesmo assim, a participação de públicos estrangeiros e de outras unidades da Federação é superior a 10%.

mar cultura faseI origem 2005 2008

 

O Turista de Paraty

Os dados disponíveis indicam os visitantes de Paraty tem como motivação o turismo de lazer, mais de 90% do total manifesta essa como a razão da viagem à cidade.

mar cultura faseI motivo viagem

A pesquisa do turista atual elaborada para o Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural procurou detalhar a motivação do turista de Paraty.

Foi solicitado aos entrevistados que indicassem duas motivações principais da escolha da cidade como destino da viagem: a cultura aparece em primeiro como a principal motivação. No entanto, a natureza é uma motivação importante, aparece na segunda colocação como interesse principal e em primeiro lugar como possibilidade complementar.

mar cultura faseI motivo viagem 2005Outro aspecto relevante é o da acessibilidade, que foi destacado como motivação principal para 9% dos entrevistados, esse é um diferencial competitivo importante do destino, sobretudo pela localização geográfica da cidade e sua proximidade com os maiores centros urbanos do país.

Em 2005, no levantamento realizado pela Fundação CIDE/Turisrio, foi colocada uma pergunta sobre a “razão da escolha de Paraty” como destino da viagem, com respostas induzidas e possibilidades combinadas: “opções de lazer”, “interesse cultural”, “interesse profissional”, “paisagem natural”, “interesse científico” e “outros”.

A sistematização dos dados coloca o “interesse cultural” como a principal razão da escolha do destino, com 53% de citações, seguido pelas “opções de lazer” que a cidade oferece e pela “paisagem natural”, com 47% e 26% de menções.

 

 

Mar de Cultura
Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty