Trilhas logo new

OrganizaçãoRoberto M.F. Mourão (roberto@albatroz.eco.br)
                          Albatroz Planejamento 

 

Estudo de Caso (1999)

Torres e Passarelas de Copada
Canopy Towers & Walkways


Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel-Veracruz


canopy veracel veracruz harpyaA RPPN Estação Veracel-Veracruz, com 6.069 hectares, abriga um dos últimos remanescentes maiores de 5 mil hectares ainda presentes na Mata Atlântica do Extremo Sul da Bahia, no município de Porto Seguro.

A Companhia Veracel de Papel e Celulose, empresa ligada à multinacional brasileira Odebrecht, é a proprietária da reserva.

Seu projeto florestal inclui planos para o plantio de 90 mil hectares com Eucalyptus e 40 mil de florestas naturais em regeneração ou destinados à conservação.

Segundo o plano de manejo da Estação Veracel-Veracruz, seus principais objetivos são:

  1. conservar uma amostra do ecossistema original da região,

  2. ser uma referência para o Programa Mata Atlântica da Veracel (marketing e imagem institucional)

  3. promover a integração da empresa com a comunidade, através da visitação pública à reserva.


Importância Ambiental 

canopy veracel veracruz placa entradaEmbora tenha sido criada à partir de “recomendação” do Ministério Público e IBAMA, como medida compensatória prevista em um termo de ajustamento de conduta da empresa, em 1998, de lá para cá a Estação Veracruz tem se tornado uma referência entre as reservas privadas, principalmente no que se refere ao centro de recepção e triagem de fauna silvestre, instalado na reserva.

Possui boa infraestrutura, incluindo um Centro de Visitantes, alojamentos para pesquisadores, duas trilhas interpretativas e uma plataforma de observação no alto da copa de uma árvore, de onde se confirma a informação fornecida pelo monitor: a Estação Veracruz é uma ilha no meio de áreas degradadas e plantações de eucalipto. Atualmente, esforços vem sendo feitos para conectar esta RPPN com outros fragmentos de mata próximos.

A Estação Veracel foi reconhecida em 1998 como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) pelo IBAMA por meio da portaria 149/1998. Em 1999, foi reconhecida pela UNESCO como Sítio do Patrimônio Mundial Natural, devido à excepcionalidade de suas formações físicas, biológicas e geológicas do alto valor científico e de conservação.

A Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel-Veracruz é uma das mais importantes unidades de conservação do sul da Bahia. É a maior reserva privada do Nordeste e a segunda de toda a Mata Atlântica. 

canopy veracel veracruz Cotinga Cotinga maculata webA reserva apresenta trechos de Mata Atlântica bem preservadas com exemplares centenários de pau-brasil (Caesalpinia echinata), jacarandá-da-bahia (Dalbergia nigra), pequi-preto (Caryocar edule) e jatobás (Hymenaea sp). Também apresenta extensos trechos de Mata de Tabuleiros, uma variação da floresta ombrófila densa, outrora comum no norte do Espírito Santo e Sul da Bahia.

É considerada importante na conservação de aves pela BirdLife International. Destaca-se na avifauna uma das mais belas espécies da mata atlântica - a cotinga (Cotinga maculata), foto á direita.

Foram registradas 37 espécies de vertebrados ameaçados de extinção e 54 espécies endêmicas da Mata Atlântica, e a reserva potencialmente (embora não tenha sido confirmado) pode ser hábitat de espécies ameaçadas como a onça-pintada (Panthera onca), o tamanduá-bandeira (Mymercophaga tridactyla) e a preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus).

Pionerismo em uso de Torre e Ponte Pênsil na Educação Ambiental

canopy veracel veracruz onca parda 1024x946Em 1998, em consultoria sobre o uso público da reserva, o consultor Roberto M.F. Mourão, assessorando o gerente de meio ambiente da Veracel, engo Anders Tosterud, auxiliou na definição da construção do que pode ter sido o primeiro conjunto torre-ponte pênsil para uso em educação e sensibilização ambientais do Brasil.

A ponte pênsil de 42 metros de comprimento, construida com suporte de cabos de aço, plataforma de tábuas de madeira e guarda-corpo e estais de corda de nylon, fazia parte de uma trilha de ecoturismo, passando por sobre um desnível do terreno e possibilitando a observação de epifitas a nível do dossel da floresta atlântica.

A torre de 20 metros de altura foi fixada ao longo do tronco da árvore-suporte, terminando numa plataforma onde se pode avistar por sobre o dossel, a nível das árvores emergentes da mata.

 

canopy veracel veracruz ponte pensil anders rm 42m    canopy veracel veracruz ponte pensil 42metros
Engo Anders Tosterud e Roberto M.F. Mourão sobre a ponte pênsil, 1999.

canopy veracel veracruz tower 20m escada acoplada    canopy veracel veracruz tower 20m plataforma|
Torre e plataforma de observação.

canopy veracel veracruz centro visitantesCentro de Visitantes


 Croquis de localização e entorno, com trilhas assinaladas
(1999)

canopy veracel veracruz mapa

 

 

Torres e Passarelas de Copada / Canopy Towers & Walkways


Para Saber Mais sobre Trilhas 

 

copyright icon

Roberto M.F. Mourão / ALBATROZ Planejamento
Para uso e permissões favor contatar: roberto@albatroz.eco.br