cruzeiros logo lupa navio

 

Ciclos Econômicos da Ilha Grande e Região

debret escravos carregando cafe
A região da Baía de Ilha Grande, desde a chegada dos portugueses, passou por vários ciclos econômicos, o ciclo da cana de açúcar, o ciclo do café, produção de laranja e banana e criação extensiva de gado.

Entre os séculos XVIII e XIX, a Ilha Grande também se tornou centro de desembarque e tráfico de escravos negros trazidos da África.

No final dos anos 60, o governo brasileiro passou a conceder subsídios à pesca empresarial em detrimento da pesca artesanal, face ao conhecimento de haver grandes estoques pesqueiros no sudeste do país, tais como a sardinha, a pescada, o camarão. A existência de numerosos cardumes, associada à facilidade de captura, levaram ao surgimento de uma pesca empresarial capitalista.

escravos cana de caucar leite debretA Baía de Ilha Grande, apesar de próxima a grandes centros urbanos, como Rio e São Paulo, devido ao difícil acesso, foi menos impactada do que outras localidades até a década de 1970.

O fato de a Serra do Mar ser muito íngreme, coberta por densa floresta e com altos índices pluviométricos dificultava a construção e manutenção de estradas. Em conseqüência, uma boa parte da Mata Atlântica não chegou a ser desmatada, a maioria das praias continuou em seu estado natural e as pequenas cidades, vilas e povoados conservaram sua arquitetura e cultura tradicional.

No início da década de 1970, a Embratur elaborou um projeto de aproveitamento turístico do litoral Rio-Santos (Projeto Turis), no qual se incluía a construção da rodovia Rio-Santos.

ilha grande abraao escunasA região foi definida como “Zona de Prioritário Interesse Turístico”. Como conseqüência da política adotada naquela época, foram incentivadas construções, no continente, de hotéis de luxo, condomínios e o loteamento de grande áreas. Deu-se o inicio ao ciclo de investimentos concentrados nas atividades de lazer e turismo na Costa Verde.

Por certo tempo, apesar da entrada de capital na região e da construção da rodovia, a Ilha Grande continuou afastada do processo de expansão do turismo e da especulação imobiliária devido a existência do Instituto Penal Cândido Mendes.

Embora o número de incidentes de natureza policial fossem pequenos e a evasão de presos fossem casos raros e controláveis, a existência deste causava um certo clima de insegurança nos possíveis turistas e reduziu a frequência dos mesmos na ilha até meados de 1994, quando então este foi desativado, sendo o que restava de suas instalações implodido.

 

 

Análise de Impactos de Cruzeiros Marítimos


Assuntos Correlatos / Para Saber Mais