logo fundraising

 

Captação de Recursos

Fonte: Manual de Turismo de Aventura - Busca e Salvamento
Autor: Roberto M.F. Mourão, EcoBrasil

 

“Captação é a pessoa certa solicitando ao potencial doador correto a quantia exata para o programa adequado no momento chave da forma correta”. 
                                                                    The Fund Raising School Center on Philanthropy

 

Introdução

captacao three jars coinÉ fundamental o entendimento, por parte de administradores e gestores de organizações sociais do Terceiro Setor, a importância da captação de recursos visando sua formação, reforço institucional e auto-sustentabilidade, entendendo esse setor como termo utilizado para definir organizações de iniciativa privada, sem fins lucrativos e que prestam serviços de caráter público, 

A identificação de potenciais financiadores e o estabelecimento de estratégias de arrecadação de fundos para a auto-suficiência financeira devem ser uma constante e periodicamente revistas, discutidas e atualizadas.

captacao recursos termometroEm geral, estratégias de captação de recursos não mudam muito, porém sempre é necessário que se conheça as características de financiamento, de elaboração e apresentação de projetos e de relacionamento com potenciais financiadores que, de tempos em tempos, mudam seus focos de interesses e ajustam as formas de receber propostas. É importante não depender de uma só fonte de recursos - diversifique seu portfólio de doadores, seja ousado e persistente.

No Brasil, captação de recursos tem sido o grande desafio das organizações sociais e ambientalistas. Primeiramente, porque essas instituições sustentam-se basicamente por meio de doações. Depois, as habilidades de captação de recursos junto ao governo, organizações multilaterais e setor privado são precárias. Há pouca prática e conhecimento por parte das entidades no estabelecimento de relações e parcerias capazes de minimizar custos e esforços, bem como garantir resultado mais relevantes dos programas e projetos. Muitas das ongs brasileiras sustenta-se com recursos externos.

 

Captação de Recursos