Manual Indígena de Ecoturismo

O Programa Ecoturismo em Terras Indígenas previa a elaboração de material didático específico para comunidades tradicionais, neste caso, específicamente para comunidades indígenas.

Com o objetivo de atender expectativas e receios identificados nas fases anteriores, tendo em vistas atividades e relações passadas entre comunidades autóctones e exóticas, foi criado material didático específico, denominado “Manual Indígena de Ecoturismo“ para informação e orientação das comunidades indígenas de como desenvolver operações de Ecoturismo em suas terras, ambiental e culturalmente sustentáveis.

Porém, a criação do Manual Indígena, foi motivado pela demanda de lideranças indígenas em encontro realizado em Redenção, Estado do Pará, portão de entrada para as terras indígenas Kayapó e Txucarramãe.

Esse encontro, promovido pela Funai em virtude do risco de desvio do objetivo inicial, face à 'apropriação' pelo prefeito de Redenção do assunto 'ecoturismo indígena', que, além de promover esse novo segmento turístico com distribuição de folhetos, pretendia construir uma 'aldeia cenográfica' na cidade. 

Acesse esse link e saiba: o Lado B da criação do Manual de Ecoturismo Indígena

Para  baixar o Manual: Manual Indígena de Ecoturismo, 1997 

 

 Outros Manuais: Manuais EcoBrasil