hospedagem icones infraestrutura turismo TRANSP
 
 
 
Hospedagem

Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem
  
classificacao hoteleiraO Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) foi elaborado de forma participativa, por meio de uma ampla parceria entre o Ministério do Turismo, o Inmetro, a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) e a sociedade civil, e adotado como estratégia para o país, aumentando a competitividade do setor.
travel hospitality 
Para solicitar a classificação é obrigatório que o meio de hospedagem esteja com o cadastro válido no Sistema Cadastur.
 
A classificação é, reconhecidamente, um instrumento de divulgação de informações claras e objetivas sobre meios de hospedagem, sendo um importante mecanismo de comunicação com o mercado. Possibilita a concorrência justa entre os meios de hospedagem do país e auxilia turistas, brasileiros e estrangeiros, em suas escolhas.
 
Considerando que cada tipo de meio de hospedagem reflete diferentes práticas de mercado e expectativas distintas dos turistas (um Hotel 5 estrelas é diferente de uma Pousada 5 estrelas, por exemplo), o SBClass estabeleceu categorias específicas para cada tipo.
 
Tipos de Hospedagem
 
O Sistema Brasileiro de Classificação estabeleceu sete tipos de Meios de Hospedagem, para atender a diversidade da oferta hoteleira nacional, utilizando a simbologia de estrelas para diferenciar categorias:
 
Meios de Hospedagem Categorias
Alojamentos Organização Mundial do Turismo
Apart-hotel / Flat de 3 a 5 estrelas
Barco-hotel - x -
Hospedagem Familiar / Cama e Café de 1 a 4 estrelas
Campings - x -
Hotel de 1 a 5 estrelas
Hotel Fazenda de 3 a 5 estrelas
Hotel Histórico de 3 a 5 estrelas
Pousadas de 1 a 5 estrelas
Resorts de 4 a 5 estrelas
 
 

Assuntos Relacionados