cruzeiros logo lupa navio

 

cruzeiros royal caribbean solarium
Vista interna de transatlântico © Royal Caribbean Cruise Lines

 

Conflito ABIH x Cruzeiros Marítimos

logo abih nacional

No início de 2007, a Associação Brasileira da Industria dos Hotéis - ABIH iniciou uma batalha contra o crescente aumento dos cruzeiros marítimos nacosta brasileira.

A ABIH alega ser desleal a concorrência que os cruzeiros fazem à hotelaria convencional que sofre impacto direto da sazonalidade. Impacto este que não ocorre nos cruzeiros uma vez que, terminada a temporada, os navios levantam ancora e partem para outros destinos turísticos, enquanto hoteleiros amargam a baixa temporada.

O conflito se agrava com a oferta dos atrativos dos navios de cruzeiro, que inclui cassinos e duty freeshop.

O modismo que passou a ser sonho de consumo turístico, em especial da classe média brasileira, ameaça negócios, afastando turistas da rede de hotéis e estabelece relação desigual entre os empresários do setor de cruzeiros e a hotelaria, embora estas atividades sejam fundamentais para a economia do setor turismo.

O grande perigo reside no fato de que hoje apesar de existirem, as regras brasileiras que controlam o mercado de cruzeiros ainda são brandas e com problemas tais como o colapso de portos e reclamações de passageiros, podendo forçar o ajuste das regras como p.ex. aumento da porcentagem de tripulantes brasileiros, impostos, etc.

A disputa Hotelaria x Cruzeiros, momentaneamente estabilizada ganhara proporções maiores que possivelmente os cruzeiros irão perder, face a ganância dos agentes e das companhias que operam quase 20 navios em um mercado em evolução para todos os envolvidos - passageiros, tripulantes, agentes de viagens, portos e cidades.

Comparativo Cruzeiros Marítimos (excursionista) x Hotelaria (turista)

A tabela baixo é uma comparação entre passageiros de cruzeiros (excursionistas) e hóspedes em pousadas (turistas) em Fernando de Noronha, considerando que os cruzeiros permanecem por 1 dia no arquipelago e os turistas ficam por 7 dias. 

cruzeiros comparativo noronha cruzeiro pousada

 

cruzeiros norwegian getaway
Piscina do transatlântico Norwegian Getaway © Norwegian Cruise Lines

 

 

Análise de Impactos de Cruzeiros Marítimos


Assuntos Correlatos / Para Saber Mais